ORIENTAÇÕES GERAIS
(1) As Atividades Curriculares Complementares (ACCOM) do Departamento de Medicina Veterinária (ZMV) objetivam proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem dos (as) alunos(as) da FZEA/USP, e são instrumentos de integração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.
(2) A concessão de ACCOM destina-se, exclusivamente, a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da FZEA/USP, ligados às áreas de conhecimento e de pesquisa que compõem o elenco de disciplinas ministradas pelo ZMV.
ÁREA DE INTERESSE
O (a) aluno (a) interessado (a) deverá entrar em contato diretamente com o docente do ZMV, responsável pela área em que se pretende realizar a ACCOM.
ATENÇÃO: vagas de ACCOM nas áreas listada a seguir são oferecidas pelo Hospital Veterinário (HOVET). Para informações sobre regras e envio de solicitações é necessário entrar em contato com a Secretaria do HOVET/Estágios: estagios.hovet.fzea@usp.br:
– Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos;
– Buiatria e Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Ruminantes;
– Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais (Cães e Gatos);
– Anestesiologia Veterinária;
– Diagnóstico por Imagem;
– Patologia;
– Laboratório Clínico.
O ZMV não recebe solicitações de ACCOM nas áreas acima citadas!
COMO SOLICITAR ACCOM NO ZMV?
(1) O (a) aluno (a) interessado (a) deverá entrar em contato diretamente com o docente do ZMV, responsável pela área em que se pretende realizar a ACCOM;
(2) Se o docente concorda com a concessão da ACCOM, é necessário realizar o download do Formulário de Plano de Atividades (ver link no final da página) e preencher todos os campos. A descrição das atividades a serem desenvolvidas deverão ser definidas pelo (a) docente que orientará a ACCOM;
(3) Após preenchido e assinado eletronicamente (assinaturas digitalizadas e inseridas no documento ou assinado via site oficial de assinatura digital, como por exemplo: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica – não serão aceitos documentos com digitação de nomes no lugar das assinaturas), o Formulário de Plano de Atividades + Atestado de Matrícula com disciplinas – atesta que o aluno está matriculado, informando as disciplinas (o aluno deverá emitir esse documento por meio do Sistema Júpiter) + Comprovante de Vacinação Completa (três doses ou dose única) contra COVID-19 deverão ser enviados para a Secretaria do ZMV, exclusivamente, por meio do Requerimento On-line (link: https://forms.gle/GEs6ujVXydH49kGg6). Neste formulário o (a) aluno (a) também deverá preencher todos os campos com informações pertinentes a ACCOM;
(4) IMPORTANTE:
– O prazo para preenchimento do Requerimento On-line, e respectivo envio de documentos, é de até 2 dias úteis antes do início das atividades. Requerimentos enviados fora desse prazo ou enviados após início da ACCOM serão automaticamente indeferidos;
– As datas de início e término da ACCOM devem ser dias úteis da semana. Não é permitido a realizaçaõ de ACCOM em finais de semana, feriados, pontes de feriados e recesso coletivo;
– O prazo de resposta da Secretaria do ZMV quanto ao recebimento e conferência da solicitação e documentos é de, no mínimo, 2 dias úteis;
– A carga horária semanal total de comprometimento do (a) aluno (a), somadas as horas despendidas nas disciplinas em que esteja efetivamente matriculado (a) + as hora de ACCOM, não poderá ultrapassar a 40 horas semanais. Assim, se você estiver, por exemplo, matriculado (a) em disciplinas que totalizem 32 horas/aula na semana, você só poderá realizar 8 horas semanais de ACCOM.
(5) O tempo/duração da ACCOM não deverá ultrapassar 6 meses, podendo ser prorrogada, semestralmente, por até 2 anos, por meio de solicitação 15 dias corridos antes de encerrar a data de término inicialmente definida. Para solicitar a prorrogação da ACCOM é necessário preencher o formulário on-line (link: https://forms.gle/hAsSmYvLXnGG2ce39) e enviar novo Plano de Atividades (ver link no final da página) . Requerimentos enviados fora desse prazo ou enviados serão automaticamente indeferidos;
(6) É de responsabilidade do (a) aluno (a) o envio dos documentos por meio dos formulários on-line. Documentos eventualmente corrigidos também deverão ser enviados por meio dos formulários on-line. Não será aceito o envio da documentação por e-mail.
RELATÓRIO E CERTIFICADO
(1) O prazo para envio do Relatório é de até 15 dias corridos após o término da ACCOM. Relatórios enviados após esse prazo implicará na não validação da ACCOM e não serão emitidos certificados para o(a) aluno(a) e para o(a) docente;
(2) O Relatório deverá ser enviado, por meio do preenchimento de formulário próprio (ver link no final da página) , através do link: https://forms.gle/Dsmv996oFqgmDUhx6. O Relatório deverá estar assinado eletronicamente (assinaturas digitais) pelo(a) aluno(a) e orientador(a);
(3) A carga horária total mínima para emissão de certificado é de 40 horas, ou seja, se a carga horária final for inferior a 40 horas a ACCOM não será validada e não serão emitidos certificados para o(a) aluno(a) e orientador(a);
(4) A Secretaria do ZMV emitirá os respectivos certificados de participação em Atividades Complementares após 30 dias do recebimento do Relatório. Após esse prazo, o (a) aluno (a) poderá comparecer à Secretaria do ZMV para retirada do certificado. A entrega dos certificados será realizada exclusivamente de forma presencial.
RESUMO DE LINKS E FORMULÁRIOS (PARA PREENCHIMENTO E/OU DOWNLOAD)
(1) Baixe e preencha o Formulário do Plano de Atividades Inicial (clique aqui para baixar o arquivo);
(2) Envie o Plano de Atividades digitalizado e assinado através do Formulário Online disponível em: https://forms.gle/GEs6ujVXydH49kGg6;
(3) Baixe e preencha o Formulário do Relatório (clique aqui para baixar o arquivo);
(4) Envie o Relatório digitalizado e assinado através do Formulário Online disponível em: https://forms.gle/Dsmv996oFqgmDUhx6;
(5) Se necessário, baixe e preencha o Formulário para Prorrogação da ACCOM (clique aqui para baixar o arquivo);
(6) Envie o Requerimento de Prorrogação através do Formulário Online disponível em: https://forms.gle/hAsSmYvLXnGG2ce39.
OUTRAS INFORMAÇÕES OU DÚVIDAS
Para obter outras informações e esclarecer dúvidas, entre em contato com a Secretaria do ZMV por e-mail: estagioszmv@usp.br (resposta em até 7 dias úteis).